Panathlon International

O Panathlon O Panathlon

É a Associação de "Panathlon Clubes", voltados essencialmente para o serviço voluntário dos sócios dos Clubes. É uma Organização Não Governamental que possui finalidades éticas e culturais. Procura aprofundar, divulgar e defender os valores da atividade física e do esporte, vistos como instrumentos de formação e de preservação da pessoa e como meio de solidariedade entre homens e povos.


A palavra Panathloné de origem grega e pode ser traduzida pela expressão "todos os esportes".O lema"Ludis Iungit" pode ser traduzido como "Oesporte une".


O primeiro Clube Panathlon foi constituído em Veneza, em 12 de junho de 1951. Em 1960, 67 Clubes de várias nações, reunidos em Assembléia na cidade de Pavia, fundaram o "Panathlon International". Hoje o Panathlon International possui 261 Clubes com 12.000 sócios em vinte países da Europa, da América e da África.


Objetivos


  • incentivar a amizade entre todos os panathletas e os que trabalham na vida esportiva;
  • difundir, com ações sistemáticas e contínuas por parte dos diferentes setores de seus órgãos, a concepção da atividade física e do esporte, inspirados no fair play e considerados como elemento da cultura dos homens e dos povos;
  • promover estudos e pesquisas sobre problemas da atividade física e do esporte e de suas relações com a sociedade, divulgando-os em colaboração com a escola, a universidade e outras instituições culturais;
  • participar da elaboração das normas desportivas, através de proposta, assessoria e programação no campo dos esportes, observando as leis nacionais e regionais previstas pra as várias modalidades;
  • agir para que uma educação esportiva sadia seja garantida a cada um, sem distinção de raça, sexo ou idade, principalmente através da promoção de atividades juvenis e escolares, culturais e esportivas;
  • como conjunto de Clubes de serviço, incentivar e apoiar as atividades em favor dos excepcionais, as atividades para a prevenção da toxicomania e para a recuperação de suas vítimas, as iniciativas de solidariedade para com os veteranos desportivos, a promoção e a realização de programas de educação à não violência e de dissuasão ao doping;
  • apoiar o Movimento Olímpico nas ações que se harmonizem com as suas finalidades;
  • promover a expansão do movimento panathlético em todo o mundo, mediante a constituição de novos Clubes.

Ações permanentes


Em 1990, com a proposta da Comissão Cultural, o Panathlon International lançou a sua primeira grande ação permanente, que se tornou o fio condutordas atividades panathléticas em todo o mundo: "a promoção da educação desportiva como elemento de cultura dos jovens".


Entre as finalidades desta ação consta também a de ajudar o Comitê Internacional Olímpico a alcançar o objetivo (declarado na Carta Olímpica) de educar através do esporte os jovens do mundo, através de uma melhor compreensão, recíproca e de amizade, contribuindo assim para a construção de um mundo melhor.


Flambeaux d'or:

São prêmios de grande prestígio atribuídos a cada quatro anos a personalidades de fama internacional que tenham tido particular destaque na promoção do esporte, em atividades de cultura esportiva e na organização de grandes eventos esportivos.


João Havelange e Edson Arantes do Nascimento (Pelé) já foram agraciados com esta comenda.


Relações internacionais


O Panathlon International foi reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional como "organismo cultural benemérito" (deliberação nª 11/6/1982), e faz parte da Associação Geral de Federações Internacionais Desportivas (AGFIS) e do Comitê Internacional para o Fair Play (CIFP).


Mantém relações sistemáticas com a UNESCO e com a Associação Nacional de Comitês Olímpicos Europeus (COE).


Revista


"PANATHLON INTERNATIONAL" é uma publicação oficial, bimestral, veiculada em três idiomas (francês, inglês, italiano), com 16.000 exemplares de tiragem.


Trata de temas sobre a organização e a cultura do esporte. Documenta a atividade dos Clubes, dos Distritos e do Conselho Internacional.


"Os Cadernos do Panathlon Internationa" - coletânea onde são publicadas e divulgadas, em três línguas, as atas dos congressos. Destaca-se "Esportes. Éticas. Culturas. O Esporte na Segunda Metade do Século XX"(obra em quatro volumes)


Sede permanente


RAPALLO - GE, Itália (Villa Porticciolo, V.le G. Maggio 6)

Telefone **39 0185/65295-96, fax 0185/230513

E-mail: info@panathlon.net – Site: www.panathlon.net


Sede da Secretaria Geral, à qual todos os Clubes estão ligados administrativamente e onde se reúnem os Órgãos Centrais.


Ações do Clube de São Paulo


Atendendo ao que é previsto pelas normas internacionais, o Panathlon Club São Paulo possui um calendário integrado pelos seguintes eventos, entre outros:


  • Destaque Esportivo do Ano, direcionado ao atleta mais destacado de todas as modalidades, no ano anterior (desde 1983)
  • Prêmio Fair Play de Futebol Profissional, conferido ao clube com menor número de cartões amarelos e vermelhos do Campeonato Paulista (desde 1995)
  • Comemoração do Dia Olímpico (no mês de junho)
  • Concurso de Artes Gráficas sobre temas esportivos dirigido às escolas de grau médio
  • Criação da "Ordem dos Clubes e Entidades Centenárias"
  • Projeto "Bosque da Fama"


Fale conosco: +55 (11) 5572-7356       127@panathlon.net

Desenvolvido por Aeh!.